CDC

A boa onda do ciclismo

Se formos analisar os prós e contra da atual pandemia, claro que vamos sair no prejuízo, sem sombra de dúvida. De uma forma geral, as pessoas reduziram a prática de atividade física durante o período de quarentena, que chamo de os “novos sedentários da pandemia”. São pessoas que já vinham praticando atividade física regularmente, porém reduziram ou abandonaram os exercícios durante o isolamento. Porém há um contrassenso, a venda de bicicleta aumentou em mais de 100 % durante a pandemia com um consequente boom na prática do ciclismo em todo o país.

Eu, nas minhas mais remotas lembranças, só me vejo em cima de uma bicicleta, desde muito criança, sempre gostei da prática e continuo gostando e praticando sempre que possível.  Já ocorreram muitos abandonos nesse período, afinal desculpa para deixar de lado é o que não falta. Porém a cada dia estou mais presente no ciclismo, praticando quase que diariamente e isso me dá muita alegria!

Deixar o sedentarismo de lado pode ser um desafio para quem não está acostumado a tirar alguns minutos do dia para se exercitar. Porém, a partir do momento em que o corpo se acostuma com a atividade física, ela se torna um prazer e uma necessidade. Com o ciclismo não é diferente e os benefícios desse esporte vão muito além da perda de peso e do ganho de condicionamento físico, já que o exercício também auxilia em diversos fatores que mantém o corpo saudável, como por exemplo, redução dos índices de colesterol, melhora da respiração e da saúde do coração.

Ao realizar a atividade por 30 minutos, o corpo já reduz a pressão arterial com uma duração aproximada de vinte horas.  Além disso ocorre diminuição da glicemia, ajudando no controle da diabetes, perda de gordura e redução do colesterol. O ciclismo é um esporte que incentiva o convívio social, pedalar em grupo pode ser uma ótima forma de relaxar e abandonar o estresse. Além de ajudar a manter as boas relações interpessoais, a atividade ajuda na liberação da endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar. Com o ciclismo, você exercita o equilíbrio que ajuda em outros exercícios e a mente, ajudando o corpo a manter a forma e balancear as emoções.

Todos esses benefícios levam a uma consequentemente redução das taxas de infarto ou derrame cerebral com consequente redução da mortalidade. Como você pôde ver, são inúmeros os benefícios do ciclismo e certamente alguns deles podem chamar mais sua atenção, seja para exercitar a mente e fugir do estresse, modelar o corpo, fortalecer os músculos, perder peso ou aumentar a autoestima. O fato é que os pedais são verdadeiros aliados de quem deseja mais qualidade de vida e saúde.

PRATIQUE O CICLISMO !

× Como posso te ajudar?