CONSULTA CARDIOLÓGICA

CONSULTA CARDIOLÓGICA

Quando devo consultar um Cardiologista?

Deve-se consultar um cardiologista, basicamente, em duas situações: para orientação preventiva e para tratamento de alguma doença.

I – Cardiologia Preventiva:

a) Sabendo que a maior causa de morte atualmente é por problemas cardiovasculares, todos os adultos, a partir de 18 anos de idade, mesmo que saudáveis, devem consultar, o cardiologista, para se orientarem, a respeito de seus próprios riscos cardíacos e das possibilidades atuais oferecidas como tratamento preventivo. A maioria das complicações pode ser evitada quando o diagnóstico é precoce e o paciente investe na PREVENÇÃO.

b) Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física

c) Antes de submeter-se a algum procedimento cirúrgico

II – Cardiologia Curativa

Se eu não tenho nenhum diagnóstico, como saber que meus sintomas são de doença cardíaca? Os sintomas abaixo relacionados são os que aparecem mais freqüentemente nas doenças cardíacas:

a) A dor no peito típica do coração é opressiva, como se algo estivesse apertando fortemente a região do coração. Muitas vezes ela vem acompanhada de suor frio, palidez, falta de ar ou dificuldade para respirar.

b) A falta de ar pode ser decorrente tanto de doenças pulmonares quanto cardíacas. A falta de ar de origem cardíaca é comum aparecer: no esforço físico, ao deitar, e/ou a noite.

c) A palpitação é sensação desconfortável das batidas do coração.

d) Os desmaios podem ocorrer tanto em repouso, quanto no esforço e devem ser investigadas todas as formar de doença cardíaca

e) O inchaço principalmente das pernas também é um importante sinal de doença cardíaca e o especialista deve ser procurado o mais breve possível.