CDC

Arteriosclerose

O mundo moderno trouxe muitos benefícios e conforto para o homem, porém levou a modificações importantes no estilo de vida. Se, em épocas remotas, o homem deveria gastar quantidades grandes de calorias na tentativa de conseguir seu alimento, hoje este panorama é bem diferente. O sedentarismo contemporâneo trouxe consigo acúmulo de gorduras, diabetes mellitus, hipertensão arterial, obesidade, acarretando a principal causa básica de morte dos dias atuais, a arteriosclerose

Arteriosclerose é um termo abrangente usado para designar doenças degenerativas das paredes arteriais. Aterosclerose é uma forma de arteriosclerose, porém causada pela presença de placas de ateroma, que são formadas além de gordura, por tecido inflamatório, fibras, cálcio, entre outros. Seu crescimento pode gerar um rompimento da placa com consequente embolização do vaso e oclusão aguda da artéria. (por ex. no Infarto, AVC, trombose intestinal). Por outro lado ela também pode crescer lentamente gerando isquemia crônica no órgão afetado, como por exemplo, causar dor crônica nas pernas, até em último caso, a amputação do membro.

A doença arterial aterosclerótica, também pode ser influenciada por fatores genéticos, portanto pessoas com casos de AVC e Infarto na família devem ter cuidados redobrados. Alguns fatores de risco modificáveis como a obesidade, sedentarismo e o tabagismo devem sempre ser evitados; já outros fatores como diabetes, dislipidemia e hipertensão, devem ser tratados e combatidos com a ajuda do seu médico. 

É consenso que as modificações no estilo de vida são a forma mais eficaz de melhorar ou prevenir os fatores de risco. A modificação na alimentação e a prática regular de exercício físico, associado a um bom acompanhamento clínico-cardiológico, modificam o perfil metabólico e inflamatório, levando a um quadro de equilíbrio.

Portanto, a sincronia entre bons hábitos de vida e um profissional de saúde de sua confiança, pode ser a chave de uma boa saúde! Na próxima semana, continuando e aprofundando um pouco mais, falaremos de alimentação saudável. 

× Como posso te ajudar?