CDC

Dia Mundial de Combate à hipertensão

Olá, 

O dia 26 de Abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, por isso esta semana, vamos falar um pouco sobre a doença cardiovascular mais comum na nossa população. 

A hipertensão arterial ocorre quando os níveis pressóricos dentro das artérias estão elevados, ou seja, quando ocorre um desequilíbrio entre o volume de sangue circulante e a resistência das artérias a esse volume, gerando valores de pressão sistólica e/ou diastólica elevados. 

Segundo o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, são definidos como hipertensão arterial valores maior ou igual a 140×90 mmHG, seguindo alguns critérios como aferição em consultório médico e por mais de 01 vez. 

Diversos fatores interferem para o surgimento da hipertensão arterial, os principais deles são: idade, histórico familiar, sedentarismo, consumo exagerado de sal, sobrepeso/obesidade, tabagismo, stress, ruim qualidade do sono, entre outros. 

Em torno de ¼ da população adulta é hipertensa, chegando a 60% nos maiores de 65 anos. Na maioria das vezes a hipertensão é silenciosa, assintomática, porém quando os sintomas estão presentes, os mais comuns são: falta de ar, cansaço aos esforços, palpitações, dores de cabeça frequentes (principalmente na região da nuca), tonturas e alterações na visão. 

A hipertensão geralmente não tem cura, mas pode e deve ser controlada. A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), infarto, insuficiência cardíaca, aneurisma arterial e insuficiência renal, sendo que um bom acompanhamento reduz drasticamente a chance de aparecimento destas doenças. 

 A prevenção está diretamente relacionada ao estilo de vida. Opte por hábitos de vida saudáveis como exercícios físicos regulares, alimentação com pouco sódio (sal), cessação do tabagismo, peso adequado para a idade, em caso de diabetes atingir níveis de glicemia bem controlados e claro, procure o seu Cardiologista!

Na próxima semana falaremos sobre as medidas de saúde que recentemente se tornaram comuns por todo nós, como: isolamento social vertical/horizontal, quarentena, contingenciamento, lock down, e principalmente as suas consequência para nossa saúde mental.

Até Breve.

× Como posso te ajudar?