MAPA

Mapa

Mapa é uma abreviação de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. O Mapa é um dos mais importantes exames complementares cardiológicos.

Sua introdução na prática médica veio solucionar grandes problemas da cardiologia. Uma porcentagem razoável de indivíduos apresenta elevações da PA apenas em ambientes médicos (consultório e hospital) o que pode levar a um falso diagnóstico de hipertensão arterial (hipertensão do jaleco branco). A capacidade do método de aferir a PA de maneira confiável, contínua e em condições cotidianas contribui sobremaneira para o diagnóstico e avaliação da hipertensão arterial.

O Exame

Um manguito semelhante aos aparelhos de pressão convencionais, é colocado em dos braços do paciente. Ele estará conectado por pequenos tubos de borracha até a um aparelho preso por um cinto à cintura do paciente. Este é pequeno e leve e é responsável pelas insuflações automáticas do manguito que ocorrerão durante o período de 24 hs que realiza o exame. As insuflações ocorrem aproximadamente a cada 20 minutos durante o dia e a cada 30 minutos á noite.

Com o passar do tempo o desenvolvimento tecnológico permitiu o desenvolvimento de equipamentos leves e de grande acurácia possibilitando a aferição por métodos auscultatórios ou oscilométricos. Hoje existe uma variedade razoável de marcas de aparelhos de MAPA no mercado, confiáveis e precisos.

DICAS:

  • Quando o aparelho inicia a insuflação do manguito procure permanecer com o braço estático e em repouso;
  • Procure manter suas atividades costumeiras. Não mude sua rotina por causa do exame;
  • Tome suas medicações conforme orientação médica e anote no diário o horário de cada uma;
  • Se o aparelho falhar ou parar de realizar as medidas entre em contato com a clínica;