CDC

Vida Saudável – Alimentação

A modernidade é uma maravilha, não é mesmo? Hoje temos água encanada, banheiros, elevadores, internet, métodos fantásticos para diagnosticar e tratar doenças de forma cada vez mais eficiente. Ao mesmo tempo a modernidade veio acompanhada de mais correria, poluição, acidentes automobilístico, o sedentarismo e principalmente… o acesso ilimitado a alimentos ruins, ultra processados.

A má alimentação preocupa pois reduz a qualidade de vida. Grande parte das doenças incapacitantes estão ligadas à má alimentação. As indústrias farmacêuticas nos ajudam no sentido de nos fornecerem drogas que aliviam e reduzem muitas doenças, porém, em grande parte não as curam. A cura exige também, mudanças de hábitos. Exige que a ingestão de nutrientes protetores seja diária, ao longo de toda a vida.

Estudo recente publicado pelo Instituto de Medição e Avaliação da Saúde da Universidade de Washington, constatou que a má alimentação foi responsável por quase 11 milhões de mortes em 2017, números muito acima que o cigarro e hipertensão arterial por exemplo. Isso significa dizer que a alimentação inadequada foi responsável por 1 em cada 5 óbitos no mundo inteiro. No presente estudo o que foi mais determinante para o aumento dos casos de morte por alimentação inadequada foi o consumo insuficiente de alimentos saudáveis, além de ter o consumo excessivo das chamadas gorduras ruins, sódio e açúcar.

A epidemia da obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes, pode ser reduzida com uma alimentação mais saudável. Populações que adotam dietas baseadas em vegetais possuem uma maior longevidade. Vegetais bem preparados são saborosos. Aprender a cozinhar alimentos coloridos, cheirosos, bonitos, fáceis, rápidos e com muito sabor, é claro, pode mudar sua vida para melhor!

Adicione todos os dias em sua alimentação vegetais verde escuros, frutas, vegetais crucíferos (repolho, brócolis, rabanete, agrião, couve, nabo), fontes de vitamina C (limão, laranja, tangerina, acerola, tomate, pimentão e temperos naturais, como alhocebola e açafrão.

Evite alimentos industrializados, processados, embutidos, gorduras bovina/suína, salgadinhos, excesso de álcool, frituras, refrigerantes, excesso de doces, enlatados, entre outros. Os malefícios vão muito além das já conhecidas, diabetes, obesidade, hipertensão, além deles vem a gastrite, prisão de ventre, hipertensão arterial, anemia, cansaço e indisposição.

No próximo post, continuando na mesma linha de vida saudável, falaremos um pouco mais sobre atividade física. Até breve.

× Como posso te ajudar?