CDC

Vida Saudável: Atividade Física

Como já escrevemos nos últimos artigos, a atividade física é um dos fatores mais importante para a manutenção da boa saúde, tanto física quanto mental, enquanto que o sedentarismo é extremamente maléfico, podendo acarretar diversas outras doenças do coração e do sistema circulatório.

Os benefícios do exercício físico regular são muito expressivos para serem ignorados e independem de idade, sexo ou capacidade física. Manter o corpo em movimento pode até mesmo ajudá-lo a viver mais tempo, segundo uma pesquisa publicada no American Journal of Preventative Medicine. O estudo indica que o exercício regular é capaz de acrescentar até cinco anos de vida, além de manter você em forma para desfrutar do lazer com segurança.

É bastante lógico: quando você se envolve em atividades físicas, queima calorias. Quanto mais intensa ela for, maior será essa queima. Não bastasse isso, exercitar-se ajuda a prevenir ou controlar uma ampla gama de problemas de saúde. É o caso do infarto, hipertensão, acidente vascular cerebral, síndrome metabólica, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

Além dos benefícios físicos, a revista médica The Lancet lançou uma série de estudos que atribuem outros benefícios como: melhora na qualidade de vida e sono, redução do estresse e maior relacionamento e conexão social. Os estudos alertam ainda que a falta de movimentação está associada ao risco aumentado de ansiedade, estresse e depressão. Além disso o artigo sugere que o estilo de vida sedentário, tão comum em nossa cultura, chega a ser mais mortal do que fumar.

Para quem deseja aproveitar os benefícios da atividade física, basta escolher um estilo que caiba em seu tempo livre e nas suas preferências. Procure algo que você realmente goste de fazer e faça disso um compromisso. O mais recomendável é praticar exercícios 150 minutos por semana, sendo um mínimo de 90 minutos por semana.

Portanto, atividade física, melhora a saúde como um todo, além de prevenir doenças, trazendo um bem estar físico, mental e social. PRATIQUE ATIVIDADE FISICA! O mais importante é escolher um exercício que você se adapte melhor e que tenha maior chance de você continuar nele. No próximo artigo voltaremos a falar sobre o COVID,  as transformações causadas por ele no nosso cotidiano e como lidar com elas.

× Como posso te ajudar?